Como remover meu nome do site?

Published on: 27 May 17:40

Periodicamente, recebemos solicitações de usuários para que seus nomes sejam removidos do website. Caso este seja seu caso, esta página explicará como fazer com apenas alguns cliques.

Antes de começarmos, é importante esclarecer que todas as informações presentes no Alerta Diário são informações públicas, divulgadas em diversos diários oficiais de todo o Brasil. Os Diários Oficiais são instrumentos dos quais a Administração Pública dispõe para se comunicar com a população. E isso é muito importante, pois diversas oportunidades são divulgadas diariamente em editais, concursos, licitações, entre muitas outras. Além dessas, todos os eventos pertinentes à contratação na Administração Pública (nomeações, exonerações, licenças) também são (obrigatoriamente) publicados em Diário Oficial para conhecimento geral. Portanto, todas as informações presentes neste site são oficiais e públicas, cuja divulgação não só é desejável, mas também incentivada. Quando a informação contida em uma página de Diário Oficial não é disponibilizada nos grandes sites de busca (ex. busca do Google) isso se deve geralmente a problemas técnicos referentes à forma de publicação dessas matérias por parte da entidade de imprensa responsável pelo Diário, que impede que os indexadores entendam aquela informação corretamente. Nossa ferramenta tem o propósito de centralizar e facilitar o acesso a essas informações, provendo ao usuário uma forma mais inteligente de buscar informações e também de ser notificado, no futuro, a partir de ocorrências de termos selecionados (ex. no caso de uma nomeação em concurso, ou mesmo se a prefeitura estiver tentando se comunicar com um cidadão a respeito de algum imposto). Uma vez localizada uma página de interesse em nosso website, o usuário tem acesso a um link que o remete à página original onde aquele conteúdo foi publicado (também pública, e de caráter permanente). Entendemos que esse é um recurso de grande valor para quem precisa acessar informação da Administração Pública, pois promove transparência, prevista por Lei, enquanto combate o obscurantismo que colabora com práticas de corrupção, superfaturamento, abuso de poder e outros desvios de postura eventualmente ocorrentes entre os entes públicos.

No entanto, nós do Alerta Diário entendemos que informações pessoais podem ser usadas indevidamente, causando eventuais transtornos aos nossos usuários. Por esse motivo, respeitamos as eventuais solicitações de remoção de nome que nos chegam, e disponibilizamos em nosso Painel de Controle uma funcionalidade para que você pessoalmente realizar a exclusão do seu nome das páginas da Administração Pública aqui replicadas. Para acessar essa funcionalidade, por favor efetue os seguintes passos:

  1. Autentique-se em nosso sistema clicando no botão “ENTRAR”, no canto superior direito. Caso você ainda não possui uma conta, basta efetuar seu cadastro utilizando um email válido ou autenticando-se através de rede social (atualmente disponível a autenticação segura via Facebook).
  2. No menu “Minha Conta” (canto superior direito), clique na opção “Remoção de Nome”.
  3. Preencha os campos do formulário com seus dados de Nome e CPF. É importante que o nome seja preenchido exatamente da forma como você deseja efetuar a exclusão.
  4. No campo “Documento”, anexar uma foto de um documento que comprove a validade das informações providas nos campos de Nome e CPF. Isso é fundamental para que não se realize a exclusão de nomes referentes a terceiros.
  5. Clique no botão “ENVIAR”. A informação enviada será então submetida à análise humana. Ao ser aprovada a solicitação, o referido termo será removido das páginas já existentes e também de futuras publicações que contenham o termo.

É importante ressaltar que buscas pelo Google poderão ainda direcionar usuário para a referida página durante algum tempo (geralmente uma ou duas semanas), pois a atualização da informação pode demorar um pouco para se propagar aos sistemas de busca, que possuem controle de cache próprios. Além disso, como trata-se de informação pública, é possível que os dados removidos do Alerta Diário permaneçam disponíveis em outros sites que replicam informação oficial, além de estarem permanentemente disponíveis no site do órgão oficial que realizou a publicação.

Nós do Alerta Diário desejamos que as pessoas façam bom uso da informação proveniente da Administração Pública. Vivemos num momento no qual é necessário que as pessoas se aproximem das fontes oficiais de informação. Entendemos que alcançar isso depende de um processo complexo, e contamos com a empatia dos nossos usuários para que utilizem nossos recursos de maneira civilizada e para finalidades idôneas e positivas.

Postagens recentes

Vida de concurseiro: aguardando a nomeação
Todo concurseiro sabe como é bom ver seu nome publicado na lista de aprovados do concurso desejado. No entanto, as emoções não param por aí: ainda é necessário aguardar pela sua nomeação. É difícil prever quando ocorrerá a nomeação de um candidato aprovado, pois depende do "andamento da fila" de candidatos, podendo levar meses ou até anos.
Como remover meu nome do site?
Deseja remover seu nome das páginas replicadas no site? Clique aqui para saber como proceder.